Programa Cativarte


O programa Cativarte apoia o desenvolvimento de crianças e adolescentes com idades entre 09 e 17 anos. Por meio de oficinas de culinária, esportes, violão, artes cênicas, ateliê, meio ambiente e autogestão buscamos despertar suas potencialidades individuais facilitando sua expressão no mundo

Ateliê

Por meio de diversas técnicas de artes plásticas com construção de figuras de empapelamento, dobraduras, cenário, maquetes e mosaicos as crianças e adolescentes desenvolvem a sensibilidade para o mundo visual, e aprendem a se expressar através da arte.
Ao longo da oficina são apresentados a grandes mestres da pintura mundial que são usados como base para o trabalho de releitura.


Culinarte

A cozinha é um lugar mágico, onde as transformações acontecem. Deste laboratório, cheirando a salsa, coentro, canela e cravo, sem tortas, carnes, salada, pirão, arroz e feijão, além dos doces e sucos. A comida não apenas nos mantém vivos, mas também vivos os nossos sentidos. Atende crianças e jovens de 9 a 17 anos.

O Culinarte conta com o patrocínio exclusivo da Comgás, por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.


Artes Cênicas

Com foco na ampliação de repertório cultural e na expressão artística, a oficina de artes cênicas exercita a visão critica a habilidade de expressar opinião.
Por meio de exercícios e jogos teatrais crianças e adolescentes lidam com seus problemas e questões aprendendo a se expressar e a transformar o seu entorno.


Esportes

A oficina de esportes proporciona as crianças e adolescentes o acesso a vivencia em atividades que promovem a autonomia, o cooperativismo, o movimento corporal.
A oficina oferece diversas modalidades de atividades esportivas, tais como: Basquete, Futebol, Handbol, Tênis de Mesa, Vôlei e aulas de Taekwondo.
Durante o ciclo de atividades as crianças e adolescentes são incentivados a participar de torneios e festivais para estimular a competição saudável.


Autogestão - Grupo de jovens

Projeto de vida e Formação de jovens


Essa oficina foi pensada para que os adolescentes possam exercitar a autogestão.
Por meio da apropriação e do uso do espaço de tecnologia e convivência e sem a mediação de um adulto os adolescentes são incentivados a exercitar a responsabilidade, organização e compromisso com o uso adequado do espaço.

Esse projeto é financiado pela Fundação Prada de Assistência Social via CMDCA


BioArte

A oficina Bio Arte é voltada para crianças e adolescentes que frequentam a organização como objetivo de fazer com que tenham contato com os temas sobre o meio ambiente e conheçam diversos princípios sobre sustentabilidade ambiental.
Paralelo a isso, esperamos impacta-los ao ponto de promover uma mudança de hábitos, com relação ao uso consciente dos recursos e respeito a natureza.