A Acorde não é escola, mas é lugar de educação.

Educação que possibilita o desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões, numa relação de cuidado com a vida.

22 anos de história

Oferecemos atividades gratuitas em tempo integral para estimular a criatividade, protagonismo, desenvolvimento de habilidades sociais, convivência saudável, ampliação de repertório e acesso a cultura. Além disso, fazemos um trabalho na região para fortalecer a comunidade e as famílias do Jardim Tomé, em Embu das Artes/SP. 

Nossos Programas

BRINCARTE

. . .

Crianças de 6 a 9 anos de desenvolvem brincando por meio de atividades conduzidas por um educador referência e de oficinas de culinária, esportes, educação ambiental, música e leitura.

CATIVARTE

. . .

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses se encontram com suas vocações e exploram seus potenciais em oficinas em oficinas de Artes Plásticas, Música, Teatro, Culinária, Esportes e Educação Ambiental.

DESENVOLVIMENTO LOCAL

. . .

Estratégia de fortalecimento das famílias do Jardim Tomé, promovendo os vínculos e a participação comunitária e ampliando as oportunidades de desenvolvimento das pessoas, melhorando sua qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

 

20 anos da Acorde     

Por Joana Lee Ribeiro Mortari, Diretora Presidente

 

“A Acorde foi fundada em 2001, fruto do desejo de meus pais de retribuir à sociedade na região próxima de onde moram, no Jardim Tomé, em Embu das Artes. Começaram com uma pesquisa na região para entender as necessidades.

Assim, a Acorde nasce como uma iniciativa para atender filhas e filhos de famílias da região, no período oposto ao de frequência da escola, oferecendo não apenas o espaço seguro que as famílias precisavam, mas um lugar de desenvolvimento para elas."

"O nome Acorde é uma comunhão de acorde musical e do verbo acordar, no sentido de despertar o desejo de aprender "

Perguntas frequentes

Dúvida? Estamos aqui para ajudar.

  • 1. Quais são os programas oferecidos pela Acorde?

    Atualmente os programas desenvolvidos são o Brincarte, voltado para crianças de 6 a 8 anos, o Cativarte para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e jovens de 15 anos a 17 anos e 11 meses e o programa permanente de desenvolvimento local.

  • 2. O que acontece nos programas socioeducativos?

    O Brincarte e o Cativarte acontecem diariamente no contraturno escolar. No Brincarte as crianças contam com uma educadora referência que desenvolve a maior parte das atividades e podem frequentar oficinas de culinária, esporte, educação ambiental e música. No Cativarte as crianças e adolescentes frequentam oficinas de arte, culinária, esportes, educação ambiental, música e teatro.

  • 3. A Acorde fornece alimentação para as crianças que frequentam os programas educacionais?

    Sim. Todos que frequentam os programas da Acorde recebem alimentação. No período da manhã é servido café da manhã e almoço. Já no período da tarde, é servido almoço e lanche da tarde. 

  • 4. Qual é a idade mínima e máxima para frequentar a Acorde?

    De 6 anos completos até 17 anos e 11 meses.

  • 5. Quando abre o período de matrícula na Acorde?

    Atualmente, por conta da pandemia, não estamos recebendo novas matrículas, somente rematrículas.

  • 6. Como faço para realizar a rematrícula?

    Entramos em contato pelo WhatsApp durante o mês de novembro e  enviamos um formulário digital para ser preenchido.

  • 7. Quais são os horários que a Acorde fica disponível para atendimento?

    De segundas às sextas-feiras das 08:00h às 11:45h e das 13:00h às 16:45h


    *Por causa da pandemia, nosso horário de funcionamento pode sofrer alterações. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!

  • 8. Quais são e quando são as atividades do Centro Cultural Comunitário?

    No momento, as atividades do Centro Cultural Comunitário estão suspensas.

  • 9. Como funciona o Bazar?

    O Bazar Acorde fica aberto à comunidade de segunda a sexta das 12h às 18h. Todos os meses acontecem edições especiais, geralmente aos sábados. Recebemos e ofertamos para população todo tipo doação: vestuário, calçados, móveis, decoração, eletrônicos, eletrodomésticos, livros e utensílios novos e usados. Você pode acompanhar em nossas redes sociais todas as novidades sobre o Bazar Acorde.  

    Caso queira doar algum produto para o Bazar, estamos atendendo pelo WhatsApp (11) 99910-1152 ou pelo e-mail: bazar@acorde.org.br

  • 10. Vocês alugam o espaço da Acorde?

    Sim, apenas aos finais de semana, a depender da finalidade e disponibilidade do espaço.

  • 11. Como eu faço para doar para Acorde?

    É simples, pois é possível doar de diversas maneiras, basta escolher a forma que fica mais confortável para você. Com seu apoio, centenas de crianças podem frequentar nossos programas socioeducativos. 


Yuri Gabriel, 11 anos

"O meu maior sonho é viajar! Viajar para os Estados Unidos, Coréia e eu já estou fazendo 3 cursos para aprender coreano que é uma língua muito difícil e eu estou aprendendo pelo celular.

Eu aprendi a acessar os cursos pela Acorde, pois a vontade de aprender veio quando eu descobri  que viriam umas pessoas dos Estados Unidos que falavam inglês… aí eu fiquei emocionado para aprender a falar inglês. Eu já estava fazendo no Duolingo uma aula de espanhol mas não estava dando certo, então eu percebi que eu gostava de coreano. 

Eu amo a Acorde, eu venho todo dia”

Veja outras histórias

"A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade."


Pablo Picasso

Doe!

Share by: