Desenvolvimento Local


A desigualdade social existente entre os bairros de Embu das Artes e Cotia e a precária infraestrutura urbana deste território impactam diretamente o desenvolvimento humano da região. 

Estamos numa região que abrange oito bairros no limite entre Embu das Artes e Cotia onde residem quase 7 mil pessoas. 

Trata-se de mais uma região do estado que revela a desigualdade que vivemos.


Temos condomínios de alto padrão intercalados com plantas industriais e bairros inteiros com baixa infraestrutura urbana, domicílios com baixa renda per capita e com acesso muito restrito a serviços públicos e espaços de cultura e lazer.


Há três escolas, um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e duas Organizações Sociais, além da Acorde.     

   

   

 

O desenvolvimento local é um vasto campo de possibilidades por onde a Acorde ainda quer aprimorar e ampliar muito a atuação de modo a fortalecer cada vez mais as famílias, promover vínculos comunitários, a mobilização e a participação social.


Hoje temos três frentes de trabalhos perenes: o Acompanhamento de Famílias, o Bazar e o Centro Cultural Comunitário.


Acompanhamento das Famílias

Hoje a Acorde acompanha 180 famílias de  educandos e educandas. Destas famílias, 6% estão em situação de extrema pobreza e 24% abaixo da linha de pobreza. 

Nosso esforço é nos manter próximos e vinculados a todas as famílias, não apenas às mais vulneráveis, de forma que possam contar conosco para seus desafios.

Nesse sentido buscamos acolher e apoiar essas famílias no acesso às políticas públicas às quais tem direito e em casos de suspeita de violação de direitos das crianças e adolescentes fazemos um acompanhamento próximo aos órgãos competentes. 

Bazar

Localizado em nossa sede, o bazar funciona de segunda a sexta das 12h às 18h. Todos os meses acontecem edições especiais com produtos exclusivos, geralmente aos sábados.


Recebemos e oferecemos para a população todo tipo de doação: vestuário, calçados, móveis, decoração, eletrônicos, eletrodomésticos, livros e utensílios novos e usados.


Além do bazar gerar recursos para as atividades da Acorde, oferecemos para a comunidade itens de qualidade a preços populares.


Caso queira doar algum produto para o Bazar, estamos atendendo pelo WhatsApp (11) 97415-6841 ou pelo email bazar@acorde.org.br.

Saiba como doar!



Centro Cultural Comunitário


É um espaço gratuito de convivência, lazer e desenvolvimento aberto para a comunidade. 



Curso de fotografia e de línguas, aulas de costura, dança, futebol, taekwondo, aulas de violão e culinária.


O programa está suspenso desde março de 2020 na emergência da pandemia da Covid-19 e deve passar por uma reformulação para a retomada assim que as atividades sociais que geram aglomeração sejam mais possíveis e seguras. 


Quer ser um parceiro e construir junto a nova fase do Centro Cultural Comunitário?

Fale com a gente! 

Quer ser um parceiro?
Share by: