Conheça mais sobre o Dia Internacional da Juventude

Elissa Fichtler • August 12, 2022

De acordo com a definição das Nações Unidas, a juventude se dá em pessoas com faixa etária entre os 15 e os 24 anos de idade. Também é válido ressaltar que esse conceito tem por característica ser mutável e flexível, ou seja, muitas vezes é necessário levar em consideração o contexto em que as pessoas estão inseridas para serem consideradas parte da juventude.


Em diversas regiões e países, milhares de jovens se encontram em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e, no Brasil, essa realidade não é diferente. Por isso, para possibilitar chegar a soluções para as questões enfrentadas pelos jovens, em 1999 a data de 12 de agosto foi instituída como o
Dia Internacional da Juventude.


O Dia Internacional da Juventude


Celebrado anualmente em 12 de agosto desde 1999, o Dia Internacional da Juventude marca a aprovação da Assembleia Geral das Nações Unidas para a recomendação feita pela Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude.


De lá para cá, diversos programas e instituições voltados para os jovens surgiram e têm feito trabalhos que geram benefícios tanto para aqueles que são atendidos quanto para a sociedade. Isso ocorre porque, ao criar metodologias de desenvolvimento social e novas oportunidades, há a amplificação de autonomia e geração de protagonismo juvenil no dia a dia.


A Formação de Jovens na Acorde


Neste Dia Internacional da Juventude, aproveitamos para destacar o programa de Formação de Jovens, que tem como objetivo no plano pedagógico disponibilizar instrumentos e ferramentas para que adolescentes e jovens de 15 a 17 anos e 11 meses possam atuar como monitores de nossas oficinas, experimentando novos papéis de mais protagonismo, participando de desafios que englobam a ética, a criatividade, a colaboração, a resolução de problemas, a empatia, a resiliência, a liderança e as tomadas de decisão.


Os participantes têm acesso a uma bolsa auxílio que, além de ajudar a evitar a evasão, devido a pressão de ajudar no orçamento doméstico, possibilita que a Acorde trabalhe a relação com o dinheiro e a educação financeira.

Acesse o nosso site e
conheça mais sobre a Acorde.


Aproveite para
doar e faça parte desta rede de cidadania!

COMPARTILHE

Por Elissa Fichtler 27 de novembro de 2024
A nossa querida diretora, Joana Ribeiro Mortari, que também é cofundadora do Movimento por uma Cultura de Doação, é idealizadora e uma das personagens de DOAR, documentário dirigido por Sergio Rizzo, o qual apresenta histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por doações. Ao mergulhar nesse complexo universo, com suas dificuldades, desafios e potencialidades de mudança, o filme abre caminho para uma reflexão profunda sobre o ato de doar. No dia 3 de dezembro, às 23h, DOAR estreia no @canalfutura e será disponibilizado no @globoplay. Para saber mais sobre o filme e seus conteúdos expandidos, acesse www.doarofilme.com.br Lei de Incentivo à Cultura Distribuição:@docstationplay Produção: @deusdarafilmes Patrocínio: @rdsaudeoficial Realização: @minc Idealização: @jmortari Apoio: @institutoacp, @institutomol , @movimentoporumaculturadedoacao e @philo_praticasfilantropicas . #PorUmBrasilMaisDoador #DoarOFilme #doação #diadedoar
Por Elissa Fichtler 13 de novembro de 2024
A Oficina de Gênero e Sexualidade na Acorde Em 2024, a oficina de Gênero e Sexualidade vem sendo desenvolvida com o propósito de explorar temas como direitos humanos, autoconhecimento, identidade e respeito à diversidade . 🏳️‍🌈 Hoje, trouxemos alguns exemplos de atividades realizadas durante o ano. Dá uma olhada nesse link aqui. 📣 Quer conhecer mais? Vem tomar um café quentinho com a gente. Será uma alegria termos a sua visita! ☕ 
Share by: