A Acorde não é escola, mas é lugar de educação.
Educação que possibilita o desenvolvimento das pessoas em todas as suas dimensões, numa relação de cuidado com a vida.
Quem somos
Acorde Desenvolvimento Humano
Somos uma organização da sociedade civil que desde o ano de 2001 contribui para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens que residem nas cidades de Embu das Artes e Cotia, na região metropolitana do Estado de São Paulo.
Missão
“Promover condições para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, a partir de experiências culturais, sociais e educacionais.”
Visão
“Toda criança, adolescente e jovem exercendo seu direito de brincar, sonhar e ser quem quiser.”
Carta de Propósito
Queremos viver em uma sociedade capaz de combater as desigualdades e toda forma de discriminação, com participação expressiva de toda a sociedade, especialmente daqueles historicamente excluídos do processo de construção social. Queremos um desenvolvimento decolonial, que faça sentido para as diversas realidades que vivemos.
Nós acreditamos nas pessoas e na capacidade que elas possuem de desenvolver seu potencial quando têm acesso às oportunidades e condições certas para cada indivíduo, já que uma pessoa nunca é igual a outra. Queremos fazer parte da construção de uma vida coletiva mais valiosa e plena. Acreditamos também que cada pessoa deve ser capaz de reconhecer seus direitos e ter os instrumentos necessários para exercê-los.
Queremos viver em uma sociedade que valoriza, se esforça e atua de forma articulada para
proteger, cuidar e dar toda a oportunidade possível para que cada criança, adolescente e jovem se desenvolva plenamente, realize seu potencial e possa tecer as tramas do seu próprio futuro.
23 anos da Acorde
Por Joana Lee Ribeiro Mortari, Diretora Presidente
“A Acorde foi fundada em 2001, fruto do desejo de meus pais de retribuir à sociedade na região próxima de onde moram, no Jardim Tomé, em Embu das Artes. Começaram com uma pesquisa na região para entender as necessidades.
Assim, a Acorde nasce como uma iniciativa para atender filhas e filhos de famílias da região, no período oposto ao de frequência da escola, oferecendo não apenas o espaço seguro que as famílias precisavam, mas um lugar de desenvolvimento para elas."
"O nome Acorde é uma comunhão de acorde musical e do verbo acordar, no sentido de despertar o desejo de aprender "
Os programas socioeducativos
Estruturados para atender o desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens em um ciclo de formação que integre uma diversidade de eixos socioemocionais, artísticos, físicos e culturais, ou seja, eles iniciam no com 7 anos e finalizam com 18 anos.
Perguntas frequentes
Dúvida? Estamos aqui para ajudar.