Desenvolvimento Humano e Social


A desigualdade social existente entre os bairros de Embu das Artes e Cotia e a precária infraestrutura urbana deste território impactam diretamente o desenvolvimento humano da região. 

Em 2023, o serviço social da Acorde realizou o acompanhamento de 221 famílias.

Esse trabalho fortaleceu o atendimento das crianças e adolescentes por meio do diálogo e acompanhamento das famílias, construindo pontes com a rede socioassistencial dos Municípios de Embu das Artes e Cotia.

Os atendimentos acontecem de forma individualizada, sempre integrando educadores, assistente social, familiares e outras instituições pertinentes a cada caso.

Acompanhamento

individualizado

Atendimento psicopedagógico

Atuação em rede

Estamos numa região que abrange oito bairros no limite entre Embu das Artes e Cotia onde residem quase 7 mil pessoas. 

Trata-se de mais uma região do estado que revela a desigualdade que vivemos.


Temos condomínios de alto padrão intercalados com plantas industriais e bairros inteiros com baixa infraestrutura urbana, domicílios com baixa renda per capita e com acesso muito restrito a serviços públicos e espaços de cultura e lazer.  

   

 

Há três escolas, um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), uma UBS (Unidade Básica de Saúde) e duas Organizações Sociais, além da Acorde.   


O desenvolvimento local é um vasto campo de possibilidades por onde a Acorde ainda quer aprimorar e ampliar muito a atuação de modo a fortalecer cada vez mais as famílias, promover vínculos comunitários, a mobilização e a participação social.

Share by: