Ciclo de Desenvolvimento Humano

Nosso Programas Socioeducativos são idealizados e estruturados de maneira que estejam a serviço do desenvolvimento das crianças, adolescentes e jovens, em um ciclo de formação contínuo que integra uma diversidade de eixos socioemocionais, artísticos, físicos e culturais.

1ª fase

Quem sou eu?

Dos 7 a 8 anos

As crianças iniciam com atividades orientadas ao reconhecimento identitário, respeito e comunicação dos sentimentos e emoções, além do desenvolvimento da coletividade e pertencimento a um grupo.

2ª fase

Quem sou no mundo?

Dos 9 a 12 anos

Se fortalecem no coletivo, trabalham a cooperação e experimentam diversas atividades artísticas, culturais e esportivas para começarem a identificar seus interesses e habilidades diante das experiências, ampliando significativamente seus repertórios socioculturais.

3ª fase

Mão na massa!

Dos 13 a 15 anos

Como já são adolescentes, passam a fazer as escolhas de quais oficinas e projetos querem participar, com autonomia e responsabilidade compartilhada.

4ª fase

Me preparando para o mundo?

Dos 16 a 18 anos

Finalizando o ciclo e se preparando para a próxima fase de suas vidas, identificam suas habilidades técnicas e comportamentais e projetam seus próximos passos em direção à realização de seus projetos de vida e carreira, considerando as especificidades de cada contexto sociocultural

Programas socioeducativos

BRINCARTE

crianças de 7 a 8 anos


Nossa metodologia se sustenta em duas premissas: a importância da infância livre e do brincar. É assim que vão conhecendo e se relacionando com o mundo e com outro, se reconhecendo no contexto, experimentando, criando e se desenvolvendo.


Neste programa, as crianças se desenvolvem e brincam livremente, com a orientação de um educador, por meio de oficinas de esportes, educação ambiental e música.

CATIVARTE

crianças e adolescentes de 9 a 12 anos


Tem por objetivo promover o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais visando a construção de relações baseadas em cooperação, responsabilidade, respeito e resiliência.


Neste programa, as crianças e adolescentes realizam oficinas de Artes Plásticas, Música, Teatro, Culinária, Esportes, Taekwondo e Educação Ambiental. Além das oficinas, participam de eventos, apresentações, projetos especiais e saídas.

EM AÇÃO

adolescentes de 13 a 15 anos


Tem por objetivo promover o protagonismo, o comprometimento e a capacidade de realização dos adolescentes, por meio da escolha de oficinas, da organização de suas rotinas e da construção de projetos de intervenções artísticas, culturais ou sociais. 


Após terem vivenciado todas as oficinas na fase anterior, os adolescentes passam a escolher aquelas com as quais mais se identificam e, individualmente, montam seus cronogramas de atividades.

NO CORRE

jovens de 16 a 18 anos



Tem por objetivo desenvolver os jovens como indivíduos autônomos, críticos, conscientes, solidários e competentes. Por estarem em uma fase de transição devido ao encerramento do ciclo escolar, apoiamos os jovens para que possam traçar seus planos e caminhar na direção da realização de seus projetos de vida e carreira.


Atuação como monitores em atividades de apoio à execução das oficinas, construção do projeto de vida e carreira, visitas em espaços culturais e artísticos, conversas sobre mercado de trabalho com empresas, transferência de renda e bolsas para curso de inglês.

As oficinas

artes plásticas


A arte transforma a forma de imaginar e de entender o mundo.


É uma maneira de um indivíduo expressar as suas emoções, história e cultura. Por meio da história da arte, é possível conhecer um pouco mais sobre o ser humano através da evolução das suas diversas expressões, ou conhecer a história e as tradições de um país através de suas manifestações culturais.


Nas oficinas de artes, os participantes ampliam seus repertórios artísticos e culturais, experimentam e aprimoram diferentes técnicas artísticas, desenvolvem protagonismo a partir de criações autorais e são estimulados à criatividade e à expressão artística.

bioarte

educação ambiental


As oficinas de educação ambiental estimulam uma relação mais próxima e afetiva das crianças, adolescentes e jovens com a natureza. A consciência ambiental é o primeiro passo para a construção de hábitos sustentáveis permanentes.

 

Como estratégias, criamos espaços de cultivo e incentivamos a reflexão sobre a sazonalidade dos alimentos, partindo da premissa que o ato de plantar, cuidar, colher e cozinhar também é uma oportunidade de cuidar do planeta e de si, exercendo na prática o conceito de segurança alimentar. Também contribuem para o fortalecimento do pertencimento territorial, desenvolvimento do sentimento de corresponsabilidade socioambiental compartilhada e reconhecimento e identificação de problemas e impactos ambientais.

capoeira


Buscam a valorização da cultura afro-brasileira, com a prática da capoeira como forma de expressão e conexão ancestral, envolvendo música, movimentos corporais e repertório histórico.


Nas oficinas de capoeira, promovemos a identificação e do orgulho racial das crianças, adolescentes e jovens negros, desenvolvemos a prática dos movimentos e suas origens, estabelecemos paralelos entre as dificuldades dos movimentos e os desafios da vida em sociedade, ampliamos referências rítmicas e corporais e valorizamos a cultura negra.




culinarte


"Cozinhar não é um serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros.”  (Mia Couto)


Nas oficinas de culinária, compreendem os conceitos de alimentação saudável, segurança alimentar e a utilização correta dos alimentos. Também estimulam a partilha, o diálogo, o cuidado com os alimentos e o prazer de cozinhar. Oferecem um espaço onde possam cozinhar com liberdade para criar e recriar receitas, resgatando a memória afetiva de pratos da própria família e de outras culturas e lugares. São estimulados à capacidade de concentração e coordenação, favorecendo a socialização, a criatividade e a descoberta dos alimentos. Também desenvolvem outras áreas de conhecimento, como ética, saúde, meio ambiente, matemática, português, história, reciclagem e reaproveitamento de resíduos.

jogos cooperativos

e africanos


As oficinas de Jogos Cooperativos, associados aos esportes não convencionais, ampliam o repertório esportivo e de movimento das crianças, adolescentes e jovens. Trabalhando com essa ferramenta alternativa, os participantes desenvolvem aspectos cognitivos, físicos e sociais, auxiliando na valorização do outro e suas diferentes habilidades.


Já as oficinas de Jogos Africanos contribuíram para que as crianças e adolescentes entrassem em contato com diversos aspectos da cultura africana, decolonizando o imaginário a respeito desse continente.





música


As oficinas de Música fortalecem o desenvolvimento das habilidades motoras, rítmicas e melódicas das crianças, adolescentes e jovens, valorizando também a criatividade e o despertar artístico de cada um e cada uma.


A atuação coletiva é estimulada, exigindo um exercício constante de escuta e de respeito à expressão do outro.

A percussão como ferramenta proporciona o contato com a cultura afro-brasileira e o intercâmbio com o audiovisual e a capoeira.







taekwondo


As oficinas de Taekwondo desenvolvem a confiança de cada participante em si, conectando-os à consciência corporal e mental. 


Eles experienciam o sentimento de ganhar e perder, são estimulados a concentração, a disciplina e o respeito, desenvolvem práticas de manejo de questões como ansiedades e inseguranças e fazem conexões com situações do dia a dia e da vida.






teatro


O teatro atua como um instrumento capacitador de aprimoramento e empoderamento crítico e identitário para as crianças, adolescentes e jovens. Por meio dele, desenvolvem o protagonismo e a expressão verbal, oral e corporal.


Todo o processo é embasado em referências teóricas e práticas, como o estudo de textos dramatúrgicos pelo método de Stanislavski e o método de Santiago Garcia. Também são explorados textos originais, como “Tibira”, escrito em português e tupi-guarani, além de obras de dramaturgas, de mulheres e pessoas pretas.


Perguntas frequentes

Dúvida? Estamos aqui para ajudar.

  • 1. Quais são os programas oferecidos pela Acorde?

    Atualmente os programas desenvolvidos são o Brincarte, voltado para crianças de 6 a 8 anos, o Cativarte para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e jovens de 15 anos a 17 anos e 11 meses e o programa permanente de desenvolvimento local.

  • 2. O que acontece nos programas socioeducativos?

    O Brincarte e o Cativarte acontecem diariamente no contraturno escolar. No Brincarte as crianças contam com uma educadora referência que desenvolve a maior parte das atividades e podem frequentar oficinas de culinária, esporte, educação ambiental e música. No Cativarte as crianças e adolescentes frequentam oficinas de arte, culinária, esportes, educação ambiental, música e teatro.

  • 3. A Acorde fornece alimentação para as crianças que frequentam os programas educacionais?

    Sim. Todos que frequentam os programas da Acorde recebem alimentação. No período da manhã é servido café da manhã e almoço. Já no período da tarde, é servido almoço e lanche da tarde. 

  • 4. Qual é a idade mínima e máxima para frequentar a Acorde?

    De 6 anos completos até 17 anos e 11 meses.

  • 5. Quando abre o período de matrícula na Acorde?

    Atualmente, por conta da pandemia, não estamos recebendo novas matrículas, somente rematrículas.

  • 6. Como faço para realizar a rematrícula?

    Entramos em contato pelo WhatsApp durante o mês de novembro e  enviamos um formulário digital para ser preenchido.

  • 7. Quais são os horários que a Acorde fica disponível para atendimento?

    De segundas às sextas-feiras das 08:00h às 11:45h e das 13:00h às 16:45h


    *Por causa da pandemia, nosso horário de funcionamento pode sofrer alterações. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!

  • 8. Como funciona o Bazar?

    O Bazar Acorde fica aberto à comunidade de segunda a sexta das 12h às 18h. Todos os meses acontecem edições especiais, geralmente aos sábados. Recebemos e ofertamos para população todo tipo doação: vestuário, calçados, móveis, decoração, eletrônicos, eletrodomésticos, livros e utensílios novos e usados. Você pode acompanhar em nossas redes sociais todas as novidades sobre o Bazar Acorde.  

    Caso queira doar algum produto para o Bazar, estamos atendendo pelo WhatsApp (11) 99910-1152 ou pelo e-mail: bazar@acorde.org.br

  • 9. Vocês alugam o espaço da Acorde?

    Sim, apenas aos finais de semana, a depender da finalidade e disponibilidade do espaço.

  • 10. Como eu faço para doar para Acorde?

    É simples, pois é possível doar de diversas maneiras, basta escolher a forma que fica mais confortável para você. Com seu apoio, centenas de crianças podem frequentar nossos programas socioeducativos. 

“Acho interessante ver que mesmo sendo diferentes, as crianças se relacionam bem por aqui, brincam juntas e se ajudam. Se todos vivessem assim, o nosso mundo seria melhor!”


Felix Has

Voluntário

“Aqui as crianças têm muitas oportunidades, são criativas, e se tem algum problema tem liberdade para falar com os educadores. Elas são muito felizes, podem brincar, fazer música, teatro. Aqui elas podem ser crianças!”.


Joana Mahle

Voluntária

Os educandos dizem que estar na Acorde é conhecer o mundo sem sair de lá, e ao mesmo tempo voar e conhecer o universo por diversos ângulos. Valores como liberdade aliado ao senso de responsabilidade com si, com o outro, com o espaço e com comunidade são reconhecidos por eles.”

Maria Eugênia "Noca"

Ex-Coordenadora pedagógica


Faça parte


Não existe transformação sem engajamento social.


Somente juntos podemos proporcionar atendimento às famílias das crianças, adolescentes e jovens que frequentam a Acorde.

Doe agora e faça a diferença!
Share by: