O retorno presencial das crianças e adolescentes nas oficinas da Acorde

Elissa Fichtler • August 18, 2021
Essa imagem tirada nessa semana na colmeia da Acorde (um local onde os educandos deixam as suas mochilas quando chegam no nosso espaço) mostra que, aos poucos, estamos voltando a receber presencialmente as crianças e adolescentes que participam dos nossos programas de desenvolvimento. 

Embora medidas emergenciais como a suspensão das aulas presenciais tenham sido importantes no combate à disseminação do coronavírus, pesquisas mostram que haverá múltiplos impactos negativos nos educandos - em especial naqueles em situação de maior vulnerabilidade social - exigindo um esforço de toda a sociedade para esse retorno aconteça, mesmo que o cenário não seja o mais adequado. 

É importante lembrar que as evidências mostram que a Educação é um pilar fundamental para a reconstrução de um país após crises profundas. A Acorde, que atende crianças e adolescentes no contra turno escolar, faz parte desse processo educativo de construção do futuro, quando oferece oportunidades de desenvolvimento para os educandos, inclusive possibilitando que seus familiares possam trabalhar deixando seus filhos e filhas numa espaço acolhedor e seguro. 

Quando entrei na Acorde a pandemia já existia, logo, nunca tive a oportunidade de ver a Acorde totalmente cheia. Meu desejo nesse momento é que mais crianças e adolescentes possam ter oportunidades de se desenvolverem plenamente para fazerem escolhas e serem quem quiserem e que em breve, possamos comemorar o fim da pandemia e a colmeia totalmente cheia de mochilas e esperança ;)

Uma boa quarta pra tod@s,

*FIOCRUZ. Fundação Oswaldo Cruz II. Saúde Mmntal e atenção psicossocial na Covid-19: crianças na pandemia Covid-19. S.l.: Fiocruz, 2020. Disponível em: https://agencia.fiocruz.br/cartilhas-reunem-recomendacoes-em-saude-mental-napandemia.

Marques, E. S.; De Moraes, C. L.; Hasselmann, M. H.; Deslandes, S. F.; Reichenheim, M. E. A violência contra mulheres, crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela COVID-19: Panorama, motivações e formas de enfrentamento. Cadernos de
Saúde Pública, v.36, n.4, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102311X00074420

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL. Nota Técnica – O retorno às aulas presenciais no contexto da Pandemia da COVID-19. Todos pela Educação. Disponível em https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/educacao-na-pandemia-oretorno-as-aulas-presenciais-frente-a-Covid-19. 

COMPARTILHE

Por Elissa Fichtler 27 de novembro de 2024
A nossa querida diretora, Joana Ribeiro Mortari, que também é cofundadora do Movimento por uma Cultura de Doação, é idealizadora e uma das personagens de DOAR, documentário dirigido por Sergio Rizzo, o qual apresenta histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por doações. Ao mergulhar nesse complexo universo, com suas dificuldades, desafios e potencialidades de mudança, o filme abre caminho para uma reflexão profunda sobre o ato de doar. No dia 3 de dezembro, às 23h, DOAR estreia no @canalfutura e será disponibilizado no @globoplay. Para saber mais sobre o filme e seus conteúdos expandidos, acesse www.doarofilme.com.br Lei de Incentivo à Cultura Distribuição:@docstationplay Produção: @deusdarafilmes Patrocínio: @rdsaudeoficial Realização: @minc Idealização: @jmortari Apoio: @institutoacp, @institutomol , @movimentoporumaculturadedoacao e @philo_praticasfilantropicas . #PorUmBrasilMaisDoador #DoarOFilme #doação #diadedoar
Por Elissa Fichtler 13 de novembro de 2024
A Oficina de Gênero e Sexualidade na Acorde Em 2024, a oficina de Gênero e Sexualidade vem sendo desenvolvida com o propósito de explorar temas como direitos humanos, autoconhecimento, identidade e respeito à diversidade . 🏳️‍🌈 Hoje, trouxemos alguns exemplos de atividades realizadas durante o ano. Dá uma olhada nesse link aqui. 📣 Quer conhecer mais? Vem tomar um café quentinho com a gente. Será uma alegria termos a sua visita! ☕ 
Share by: