A concessão de bolsas de idiomas para o protagonismo das juventudes periféricas

Elissa Fichtler • June 15, 2024

Uma pesquisa recente que avaliou a habilidade de mais de um milhão de adultos no mundo (que não falam inglês como língua nativa) revela que no Brasil, apenas 5% da população fala uma segunda língua e menos de 3% têm fluência em inglês. Entre jovens e adolescentes, essa proporção é ainda menor. Quando consideramos o recorte geográfico e social, as estatísticas de fluência de jovens periféricos são praticamente inexistentes. Esse cenário contribui para a desigualdade de oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal.


Os benefícios para os jovens de falar um segundo idioma são inúmeros. Destacamos alguns:


  • Mercado de Trabalho: Diversas empresas valorizam o conhecimento de um segundo idioma e oferecem melhores oportunidades de trabalho aos bilíngues, o que pode resultar em salários e condições de trabalho mais favoráveis.
  • Acesso à Educação de Qualidade: Aprender um novo idioma amplia os horizontes de aprendizado e enriquece o repertório sociocultural.
  • Habilidades Socioemocionais: A fluência em um segundo idioma aumenta a autoconfiança e a autoestima dos jovens, desenvolvendo capacidades essenciais para a vida pessoal e profissional.
  • Educação Transforma: Estudos demonstram que a educação é uma das formas mais eficazes de desenvolvimento social e econômico de um país.


Trazendo um exemplo da importância do acesso a cursos de idiomas, a Acorde possui uma parceria de longa data com a Cultura Inglesa, uma organização sem fins lucrativos que tem como uma de suas finalidades a democratização do acesso ao aprendizado do inglês através de um programa de concessão de bolsas. Mais do que uma escola de inglês, a Cultura Inglesa atua com parcerias e alianças estratégicas a partir do fortalecimento de intercâmbios de informações, vínculos e convivências entre pessoas e sujeitos coletivos.

"A gestão das parcerias com as organizações apoiadas está orientada por estudos de impacto e causa e é uma honra ter a Acorde neste trabalho e missão de transformação de percursos e possibilidades dos jovens participantes do programa, em um território tão importante e carente de políticas educacionais e culturais"
Liliane Ribeiro, Diretora Executiva de Cultura e Sociedade da Cultura Inglesa

Anualmente, o programa concede vinte bolsas para adolescentes e jovens que participam dos programas socioeducativos da Acorde. Essas bolsas podem ser para cursos online ou presenciais, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. E essa é uma sutileza linda dessa parceria!

O envolvimento de adolescentes e jovens moradores de áreas periféricas em cursos e em diferentes realidades sociais promove o direito de acesso à cidade e aos espaços de desenvolvimento, promovendo mais protagonismo e empoderamento das juventudes periféricas. Isso se chama inclusão social.

E o mais importante é que ganham todos: o jovem que paga e o jovem que tem uma bolsa. Conviver com a diversidade é uma riqueza pra qualquer pessoa, se engana quem acha que não.

"Quando entrei no curso tinha vergonha de falar, por medo de falar errado, mas hoje consigo desenvolver melhor minha pronúncia e vejo que esse é um dos principais pontos que tenho mais facilidade, porém, sei que ainda vou melhorá-la. Hoje consigo entender o que está sendo dito em músicas que ouço desde pequeno e as mensagens que os cantores como Tupac, Notorius B.IG, 50cent, Snoop Dog, Doctor DRE e Eazy-E queriam passar em suas letras"
Leonardo Valério, participante da Acorde


Agradecemos à Cultura Inglesa por essa parceria tão importante para os participantes dos programas socioeducativos da Acorde.

Que cada criança, adolescente e jovem tenha o direito de se divertir, sonhar e ser quem quiser.

Nós acreditamos nisso!


Post publicado no LinkedIn: link


Bolsas para idiomas:

https://educafro.org.br/site/seja-um-associado/

https://www.educacao.sp.gov.br/centro-estudo-linguas


Fontes:

https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/24587/21768/292416

https://www.topwayschool.com/blog/qual-o-nivel-de-fluencia-em-ingles-dos-brasileiros


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