A comunicação da Acorde

Benicio Julio • March 31, 2023

Mais do que contar likes, nós queremos contar histórias reais.

Já fazem 5 meses que estou em um lugar onde a diversidade, o acolhimento, a responsabilidade com a comunidade local e a igualdade entre os gêneros são pautas que regem o nosso dia a dia.


Fantástico, não? Mas do que adianta fazer parte de algo tão mágico se outras pessoas fora desse lugar, no caso da Acorde, não podem experimentar isso?


É por conta dessa pergunta que a comunicação se faz necessária para que toda essa experiência Acorde atravesse os muros e ganhe o mundo.


Você pode achar tudo isso fácil, mas não se engane: isso não é tão simples e aqui trago 3 pontos para defender a minha tese.


Primeiro ponto é que pode soar forçado, clichê e mais do mesmo, podemos cair em palavras e frases que geram gatilhos para receber likes e compartilhamentos. Isso gera o 2º ponto: para fugir desse cenário, podemos ficar na zona de conforto e comunicar ações meramente institucionais, não comunicando a nossa essência e afetando a relação com as pessoas que precisam receber essa comunicação. 


Terceiro ponto: Como uma empresa que quer vender um produto, podemos perder todos os filtros e usar pessoas e situações com sensacionalismo para ganhar mais doações, dinheiro, voluntariados e outras coisas.


Então, como nós da Acorde não caímos nessas pegadinhas? Simples: a gente fala da gente.


Falar da Acorde é comunicar toda a nossa carta de valores, aquilo que somos. Espaço de acolhimento, um lugar que gera oportunidades para que pessoas possam demonstrar o seu protagonismo por meio de práticas pedagógicas que sempre vão contemplar a nossa brasilidade, a sustentabilidade e o cuidado com o planeta, nossas raízes afro e a luta da comunidade LGBTQIA+ e não porque isso é modinha: é porque está no dia a dia das pessoas que acolhemos.


Comunicar aquilo que somos também inclui mostrar nossos erros, pedir desculpas e seguir com o aprendizado que as situações do dia a dia nos trazem.


Muitas instituições têm medo de falar sobre seus erros, só trazendo os acertos. Isso dá uma sensação de lugar imaculado, santo, tirando algo importantíssimo delas: a humanidade, pois elas são formadas por seres humanos e acredite, eles vão errar.


E é por ser formada de gente que a comunicação da Acorde nunca vai enganar e criar expectativas em ninguém. Aliás, expectativas é o que a gente menos gera em nossa comunicação, pois ela mostra a realidade, o nosso espaço, a nossa casa, nosso território, a nossa gente.


Nós não queremos contar likes, queremos contar histórias reais e que mudam a realidade.


Por isso, quando você resolve fazer uma visita a Acorde e nos acompanha pelos nossos canais de comunicação, vai ter a sensação de que já faz parte desse lugar há muito tempo e isso não será apenas uma sensação: como nós comunicamos o que somos, você já faz parte da nossa vida há muito tempo, pois vivencia tudo o que fazemos e somos.


É isso que queria compartilhar com vocês que chagaram até aqui. Escrever esse texto também passou pelo filtro da comunicação da Acorde (rs). Por isso agora faço o convite para que você conheça na prática o que conhece através da nossa comunicação. Estamos de portas abertas. 


COMPARTILHE

Por Elissa Fichtler 13 de novembro de 2024
A Oficina de Gênero e Sexualidade na Acorde Em 2024, a oficina de Gênero e Sexualidade vem sendo desenvolvida com o propósito de explorar temas como direitos humanos, autoconhecimento, identidade e respeito à diversidade . 🏳️‍🌈 Hoje, trouxemos alguns exemplos de atividades realizadas durante o ano. Dá uma olhada nesse link aqui. 📣 Quer conhecer mais? Vem tomar um café quentinho com a gente. Será uma alegria termos a sua visita! ☕ 
Por Elissa Fichtler 16 de outubro de 2024
Marketing Relacionado à Causa: Uma Oportunidade para Empresas Fomentarem Ações Sociais Recentemente, realizamos uma oficina especial de banoffee de banana no pote, envolvendo 25 adolescentes em um momento de aprendizado e descontração. A atividade foi conduzida pela talentosa confeiteira Meire, em uma parceria com a @BolodaMadre, empresa que tem se destacado no apoio a iniciativas sociais por meio do projeto @SonhodoLucca. Essa ação fez parte da nossa programação para adoçar a semana da criança na Acorde, mas vai além de uma simples oficina de confeitaria. Trata-se de um exemplo de Marketing Relacionado à Causa, uma estratégia em que empresas podem destinar parte de seus recursos para apoiar projetos sociais, fortalecendo tanto sua imagem quanto o impacto na comunidade. Um exemplo concreto disso é o Bolo Sonho, disponível nas lojas Bolo da Madre, onde uma parte dos lucros obtidos com a venda desse produto é revertida para apoiar as nossas ações aqui na Acorde. Essa é mais uma forma de gerar valor para a sociedade e para as empresas envolvidas. Quer saber mais sobre a oficina? Clica nesse link e confira o vídeo ;) shtag #BolodaMadre #BoloSonho #OficinadeBanoffee #MRC #parcerias #educação #ResponsabilidadeSocial #SonhodoLucca
Share by: