Já fazem 5 meses que estou em um lugar onde a diversidade, o acolhimento, a responsabilidade com a comunidade local e a igualdade entre os gêneros são pautas que regem o nosso dia a dia.
Fantástico, não? Mas do que adianta fazer parte de algo tão mágico se outras pessoas fora desse lugar, no caso da Acorde, não podem experimentar isso?
É por conta dessa pergunta que a comunicação se faz necessária para que toda essa experiência Acorde atravesse os muros e ganhe o mundo.
Você pode achar tudo isso fácil, mas não se engane: isso não é tão simples e aqui trago 3 pontos para defender a minha tese.
Primeiro ponto é que pode soar forçado, clichê e mais do mesmo, podemos cair em palavras e frases que geram gatilhos para receber likes e compartilhamentos. Isso gera o 2º ponto: para fugir desse cenário, podemos ficar na zona de conforto e comunicar ações meramente institucionais, não comunicando a nossa essência e afetando a relação com as pessoas que precisam receber essa comunicação.
Terceiro ponto: Como uma empresa que quer vender um produto, podemos perder todos os filtros e usar pessoas e situações com sensacionalismo para ganhar mais doações, dinheiro, voluntariados e outras coisas.
Então, como nós da Acorde não caímos nessas pegadinhas? Simples: a gente fala da gente.
Falar da Acorde é comunicar toda a nossa carta de valores, aquilo que somos. Espaço de acolhimento, um lugar que gera oportunidades para que pessoas possam demonstrar o seu protagonismo por meio de práticas pedagógicas que sempre vão contemplar a nossa brasilidade, a sustentabilidade e o cuidado com o planeta, nossas raízes afro e a luta da comunidade LGBTQIA+ e não porque isso é modinha: é porque está no dia a dia das pessoas que acolhemos.
Comunicar aquilo que somos também inclui mostrar nossos erros, pedir desculpas e seguir com o aprendizado que as situações do dia a dia nos trazem.
Muitas instituições têm medo de falar sobre seus erros, só trazendo os acertos. Isso dá uma sensação de lugar imaculado, santo, tirando algo importantíssimo delas: a humanidade, pois elas são formadas por seres humanos e acredite, eles vão errar.
E é por ser formada de gente que a comunicação da Acorde nunca vai enganar e criar expectativas em ninguém. Aliás, expectativas é o que a gente menos gera em nossa comunicação, pois ela mostra a realidade, o nosso espaço, a nossa casa, nosso território, a nossa gente.
Nós não queremos contar likes, queremos contar histórias reais e que mudam a realidade.
Por isso, quando você resolve fazer uma visita a Acorde e nos acompanha pelos nossos canais de comunicação, vai ter a sensação de que já faz parte desse lugar há muito tempo e isso não será apenas uma sensação: como nós comunicamos o que somos, você já faz parte da nossa vida há muito tempo, pois vivencia tudo o que fazemos e somos.
É isso que queria compartilhar com vocês que chagaram até aqui. Escrever esse texto também passou pelo filtro da comunicação da Acorde (rs). Por isso agora faço o convite para que você conheça na prática o que conhece através da nossa comunicação. Estamos de portas abertas.
+55 11 4704 2920
+55 11 4241 7485
contato@acorde.org.br
Estrada do Moinho Velho, 1.144
Embu das Artes - SP
CEP 06805-170
Obrigado por assinar a newsletter mensal da Acorde.
Acorde Desenvolvimento Humano® | 2024